Este é um espaço que nasce para comemorar os 15 anos da Giroletras, feira literária produzida pelos alunos da Escola Balão Vermelho. O objetivo é o encontro dos alunos e ex- alunos, autores e o público em geral com a literatura.

Aluna entrevista autora

Aluna entrevista autora
Alice Faria entrevista Paula Pimenta, autora de "Fazendo meu filme"

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Análise da obra " O alienista " de Machado de Assis

Indicação de uma boa leitura
O louco e o equilibrista

A história se passa na pequena cidade de Itaguaí e nos faz pensar num assunto, que se tornou bem mais comum do que imaginávamos : a loucura.

A nossa sociedade em geral diria que louco é aquele com “desequilíibrio das faculdades”. Mas na verdade ninguém nunca estudou a fundo a loucura diária, só o alienista, Simão Bacamarte, o protagonista da história. Para ele a loucura era o comportamento imoral que se desviava do padrão definido pela maioria numa sociedade. Ou seja, a loucura, pra ele, é um comportamento estranho, diferente, do comportamento da maioria, e ele é quem decide o que será aceito ou não.
Se uma pessoa age de forma não aceita pelo padrão.... É louco! E vai ser recolhido à Casa Verde, local onde “os loucos” ficam.

Daí o escritor desenrola o conto.

A Casa Verde, lugar onde o médico estudava o comportamento da insanidade, cada vez se internava mais loucos, loucos da conduta diária: Os que acreditavam em lendas, os que perderam sua fortuna, os que preocupavam demais com a roupa que ia vestir, os namoradeiros, os revolucionários, os que falavam pelos cotovelos, os bêbados, os fofoqueiros, os maus-caracteres... E por aí vai.

Mas será que a cidade inteira vai para a Casa Verde?
Este livro apresenta duas sacadas de Machado de Assis: descobrir a loucura como desequilíbrio das faculdades e diagnosticar o comportamento imoral de todo ser humano, mesmo que seja escondido, ele existe.
Mas e Simão Bacamarte, o alienista? Ele sim era o único louco sem esperança de cura.Não tinha emoção ,casou-se para reprodução.Respirava a ciência.Não se deixava levar pelos sentimentos humanos, o que o diferenciava dos outros pacientes de Itaguaí, que eram inteiramente dominados pela natureza humana.
“O alienista” de Machado de Assis é um conto muito reflexivo e envolvente.
Clarissa Aguiar
Aluna 8ªsérie

2 comentários:

Teatro

Teatro
Alunos encenam" Romeu e Julieta", de Shakeaspeare, na Giroletras 2008

Iêda Brito e recreacionista Felipe

REENCONTROS NA 15ª GIROLETRAS

Convidamos os ex-alunos da Escola Balão Vermelho para participarem do blog que comemora os 15 anos da Giroletras.

Deixe sua mensagem nos contando por onde anda, o que está lendo, as suas recordações do Balão e da Giroletras...

Teremos o maior prazer de reencontrar com todos vocês.